Ivonildo Antônio Lira de Medeiros da Silva

DEPUTADO DISTRITAL PHS/DF

Palestra:Moderador


O jornalista Ivonildo Antonio Lira de Medeiros da Silva ou simplesmente Lira, como é mais conhecido, é de origem humilde. Nasceu em 12 de abril de 1962, em São Rafael (RN) e mora em Brasília desde 1980. Lira sempre lutou por um Brasil mais justo e igualitário do ponto de vista econômico, social e político, além de se dedicar às causas sociais desde a juventude. Por todos os lugares por onde passou deixou, como legado, boas amizades e o respeito pela pessoa humana. Em 1986, mudou-se para São Sebastião, onde destaca-se como líder comunitário há quase três décadas. Ajudou a criar a Associação de Moradores do Bairro Vila Nova (AMVNO), a Comissão Pró-Independência de São Sebastião, a Associação Industrial e Empresarial de São Sebastião (AIESS) e o Movimento dos Inquilinos de São Sebastião (MISS).

Durante sua atuação, lutou para conseguir vários benefícios para a cidade, como a criação da Administração Regional de São Sebastião (RA-XIV); CAIC Unesco; Parque de Exposições Agropecuárias; Área de Desenvolvimento Econômico (ADE/PRÓ-DF); transferência dos moradores da Área de Risco para o bairro Residencial Oeste; criação dos bairros Crixá e Nacional (em fase de implantação); 30ª Delegacia de Polícia; Vila Olímpica; inclusão dos bairros Bela Vista, Residencial Vitória, Morro da Cruz e São Gabriel no PDOT. Além de São Sebastião, Lira trabalhou na defesa das causas sociais em cidades como Estrutural, Recanto das Emas, Candangolândia, Varjão, Itapoã, Brazlândia, Planaltina e Lago Sul, por meio do apoio aos líderes comunitários na luta por melhor qualidade de vida para a população.

Lira foi, nos últimos 20 anos, Assessor Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Assessor de Imprensa da Administração do Lago Sul e Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil do Distrito Federal. Decidiu entrar na política para defender os interesses da comunidade e o direito das minorias. Nas eleições de 2010 se candidatou pela segunda vez a deputado distrital pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e obteve 7.206 votos, ficando como suplente na Coligação “Um Novo Caminho”. As portas estavam abertas para o pleito de 2014, quando Lira conquistou seu mandato nas urnas, com 11.463 votos. Ele foi o candidato mais votado na coligação PTdoB/PHS e liderou a preferência dos eleitores da Zona 18 (São Sebastião/Lago Sul/Jardim Botânico).
Lira tomou posse para seu primeiro mandato em 1º de janeiro de 2015 e, em 4 de fevereiro, foi eleito Ouvidor-Geral da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Já no seu primeiro dia no cargo, comprometeu-se a estar presente em todas as cidades e ouvir seus moradores. “Podem ter certeza de que as reivindicações, os pedidos da comunidade, serão distribuídos entre os parlamentares e, também, serão encaminhados para os órgãos competentes do governo”, declarou o deputado.

O deputado distrital é uma pessoa simples, honesta, temente a Deus e, acima de tudo, respeitador. Segundo ele, essa foi uma das missões que Deus lhe concedeu para ajudar o próximo. Por isso, se sente gratificado e com a sensação do dever cumprido. É, também, um homem de visão e que, muitas vezes, se antecipou no tempo para debater questões humanitárias e ambientais como o fim das armas atômicas e a preservação de nascentes, rios e matas ciliares.



Voltar

Patrocinadores

Apoio

Siga-nos

  • SCLS 302 Bloco B Loja 22 - CEP 70338-520 - Brasília-DF

  • (55 61) 3225-6630 - 3326-2002 / 9 9981-0615

  • contato@ciers.org.br