Demetrios Christofidis

Especialista em Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos e de Agricultura Irrigada, Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília - UNB e Presidente da Comissão Permanente de Ética do Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH

Palestra:Hidroética - O Percurso para a Sustentabilidade das Águas


FORMAÇÃO:

1.1. Graduação: Engenharia Civil: Concentração em Hidrologia, Recursos Hídricos e Saneamento Básico – Universidade de Brasília – Brasil

1.2. Mestrado: Engenharia de Irrigação – Universidade de Southampton – Inglaterra.

1.3. Doutorado: Desenvolvimento Sustentável – Gestão Ambiental / Recursos Hídricos – Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília – Brasil

 

II. ATIVIDADES ATUAIS:

2.1. Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília nas disciplinas: Gestão Ambiental; Gestão dos Recursos Hídricos; Sistemas de Irrigação e Drenagem, Sistemas Hidráulicos de Saneamento; e Sistemas de Drenagem Urbana.

 

2.2. Especialista de Infraestruturas Sênior – Recursos Hídricos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

2.3. Participante do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e das Câmaras Técnicas: Institucional e Legal; de Ciência e Tecnologia; e de Análise de Projetos.

2.4. Presidente da Comissão Permanente de Ética do CNRH – Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

2.5. Membro da Comissão de Ética da ANEINFRA – Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura.

 

III. ATIVIDADES ANTERIORES

3.1. De 1970 a 1975: CAESB, na elaboração dos Sistemas de Abastecimento de Águas e Coleta de Esgotos Sanitários do Guara I, do Guara II e de Ceilândia e do Sistema de Coleta de Águas Pluviais e Controle de Erosão do Gama.

3.2. De 1976 a 2012: para a CODEVASF foi Coordenador de 18 Projetos de Desenvolvimento Rural Integrado e de Irrigação, atuando nos Ministérios:  do Interior; de Assuntos Extraordinários para Assuntos de Irrigação; do Desenvolvimento Regional, e da Integração Nacional. Foi Coordenador do Programa Proágua Semiárido que atendeu 3 milhões de pessoas com água potável nas comunidades da região Nordeste (2002 a 2006).

3.3. De 2012 a 2017: Coordenador de Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA

3.4. Foi membro do Comitê Gestor da entidade Aliança de Gênero e Água.

3.5. Membro da entidade CapNet, rede de Capacitação em Recursos Hídricos.



Voltar

Patrocinadores

Apoio

Siga-nos

  • SCLS 302 Bloco B Loja 22 - CEP 70338-520 - Brasília-DF

  • (55 61) 3225-6630 - 3326-2002 / 9 9981-0615

  • contato@ciers.org.br